Com toda certeza você já ouviu falar sobre a tal “crise dos sete anos” que, segundo dizem, acontece com todo casal, sem exceção.
Geralmente ela acontece por volta dos 7 anos de casamento, por isso o nome, e ela pode ser identificada como aquele momento em que você percebe que as brigas, desentendimentos e dificuldades de comunicação ficam muito mais frequentes. É justamente por isso que as separações aumentam nessa fase.
Quer salvar seu casamento? Clique aqui e saiba como!
Há quem pense que se trata de uma lenda urbana dos relacionamentos, mas infelizmente a crise dos sete anos realmente existe. Segundo alguns psicoterapeutas e estudiosos do comportamento humano, nesse ponto do relacionamento as pessoas começam a cair na realidade do que é viver a dois.
É muito comum criar expectativas e ilusões acerca do casamento e, principalmente sobre a pessoa com quem nos envolvemos com o objetivo de dividir toda uma vida. Depois dessa crise é que o sapo se transforma em príncipe de verdade.
A crise começa quando o casal, ou uma das partes, passa a questionar se a vida a dois é realmente o que ele(a) deseja para o seu futuro. Ou ainda, se o dia a dia do casal está longe de ser como foi planejado lá no início.
Como começa a crise dos 7 anos e como superar?
Alguns fatores externos podem contribuir para que essas dúvidas e questionamentos venham à tona, como por exemplo, uma mudança de emprego, a ida para um ambiente novo como uma faculdade, um curso etc.
Em locais como esses é possível ter contato com pessoas que vivem uma realidade diferente em seus relacionamentos pessoais e dão margem para pensamentos conflitantes.
A chegada dos filhos também um fator que costuma contribuir para a crise dos sete anos em muitos casais. Há casos onde um dos dois não está ainda preparado para dar esse passo e acaba cedendo por insistência do parceiro. A probabilidade de que a relação enfrente problemas e chegue a um fim é considerável.
Mesmo quando o desejo de completar a família é genuíno por parte de todos os envolvidos, as mudanças que esse momento traz para o casal podem gerar muitos desentendimentos. É nesse momento que as diferenças entre o casal se tornam mais evidentes e aqueles detalhes que antes eram relevados e deixados de lado, acabam se tornando algo de grandeza inimaginável.
O segredo para superar a crise é aceitar o outro como ele é e não como você gostaria que ele fosse. Em muitas ocasiões, as pessoas se casam achando que o outro vai mudar em algum momento ou que aquela característica que você não aceita assim tão bem, vai deixar de existir com o tempo. Mas durante a convivência a dois essa falta de aceitação só tende a piorar.
A superação acontece quando você finalmente consegue lidar com a frustração que toda relação, seja ela amorosa ou não, gera e consegue conviver com os pontos negativos do outro tanto quanto com os positivos.
Amar de verdade alguém é aceitar essa pessoa com suas qualidades e defeitos. Portanto, é sempre importante refletir sobre o relacionamento em um momento de crise e pesar os prós e contras dessa relação.
Pontos negativos sempre irão existir, afinal ninguém é perfeito, mas é importante considerar se os pontos positivos do relacionamento superam aqueles que ficam a desejar. Se essa é a realidade do seu casamento, então com muita paciência e amor a crise vai ser deixada para trás.
Outra coisa importante é que esse tipo de crise se repete geralmente a cada 7 anos ou de acordo com a mudança das fases de vida do casal. Então prepare-se para o futuro e aprenda a reconquistar esse amor!
Outros momentos de turbulência vão surgir, mas nada que muito amor, compreensão e autoconhecimento não ajudem a superar.
estou em crise no casamento de 10 anos