Apesar de estarmos em pleno século XXI, vivendo uma era onde teoricamente os diretos da mulher na sociedade estão garantidos e onde a criação de filhos passa a ser mais aberta e liberal, admitir o fim de um relacionamento ainda é muito complicado.
Você quer reconquistar seu amor? Clique aqui!
Quando o casal tem filhos, a dificuldade de por um fim no casamento é ainda mais delicado. E mesmo quando não existem crianças no meio do processo, a coisa não é fácil para ninguém.
Separar-se provoca uma ferida nos ideais de família que foram construídos pelo casal e pela família extensa, ou seja, aqueles parentes que estão mais próximos como os sogros, cunhados, amigos de infância.
Terminar um relacionamento desse tipo demonstra que algo não deu certo, que em algum momento essas duas pessoas erraram na função de viver uma vida em comum e isso faz com que a decisão de ir cada um para o seu lado fique ainda mais dolorosa.
Por que é tão difícil se separar quando vocês têm filhos
O mais complicado de todo o processo é contar para os filhos que o casal não vai mais viver sob o mesmo teto. Apesar de ser uma situação difícil, isso deve ser feito o quanto antes e com todo cuidado.
Quando um casal começa a enfrentar dificuldades, você pode até achar que não, mas as crianças ficam muito atentas e se os pais não forem realmente honestos com os filhos, a tendência é que eles se culpem pelos conflitos.
Desse modo, a reação dos filhos estará diretamente ligada à forma como o casal se comporta diante da separação e, principalmente das crianças. O limite entre as funções de casal e de pais é muito tênue no casamento.
Muitas vezes, os pais se esquecem de que são modelos de comportamento e de exemplo e, nesse momento de tensão, acabam metendo os pés pelas mãos.
Quanto mais maduro o filho, mais fácil será para ele assimilar a situação como um todo. Crianças muito pequenas não vão entender facilmente que agora papai e mamãe não vivem mais na mesma casa.
Já na adolescência, esse entendimento é muito maior, pois os filhos possuem mais informações, amigos que vivem a realidade de pais separados e podem compreender que existem problemas familiares que não dizem respeito a eles.
Você quer reconquistar seu amor? Clique aqui!
Entretanto, durante um processo de separação, é bom ficar atento às mudanças de comportamento do seu filho. Sabemos que essa não é uma situação fácil e que muitas vezes ela vem acompanhada de turbulências e discussões entre o casal.
Dá pra esconder dos filhos?
Mas quanto mais problemas tiver o casal, mais difícil será para os filhos aceitarem essa separação, independente da idade. É muito comum que surjam problemas de saúde, dificuldades na escola, é muito importante que os pais saibam lidar com isso de uma maneira adequada.
Muitas vezes, os pais sabem que as crianças adoecem para mantê-los juntos e acabam culpando-os por sua infelicidade.
Sim, sua vida vai virar de pernas para o ar. Mas tentar esconder a separação só piora as coisas. É preciso ser honesto com todos os envolvidos desde o começo. Especialmente para as crianças, camuflar uma separação abre espaço para que ela fantasie em cima da situação. Para que a criança encare tudo de forma saudável, antes de qualquer coisa, é preciso que os pais encarem da mesma forma, deixando claro para o pequeno que a falha mão está na relação pais e filhos, mas sim, no relacionamento do casal.
Não desista de reconquistar seu amor! Clique aqui e saiba como fazer isso!
No final das contas, embora seja um momento de conflito, a separação pode ser uma saída saudável para todo o núcleo familiar quando as coisas se tornam insuportáveis. Quando estar com o outro deixa de ser prazeroso, o melhor é se separar e dar a cada um dos familiares a chance de ser feliz de outra forma.