Muita gente enfrenta uma situação problemática no que se refere a relacionamentos: você dois tinham uma boa amizade, que evoluiu para uma relação amorosa. O namoro foi bom por um tempo, mas com o fim do relacionamento, a amizade também chegou ao fim.
Se você tentou voltar com o seu antigo amor e não teve sorte com nenhuma tentativa de reconquista, a melhor forma de lidar com isso é então investir para manter a amizade que tinham no começo, resgatando a parte do relacionamento de vocês que funcionava tão bem que vocês até resolveram dar mais um passo no relacionamento. Confira algumas dicas para lidar com a rejeição e deixar isso para trás:
Dicas para lidar com a rejeição ao tentar reatar
- Guarde para você todas as angústias e recriminações que teria a fazer. Lembre-se: o que já aconteceu entre vocês deve ficar no passado, especialmente no que se refere a relacionamento amoroso. Quando decidiram subir um nível na amizade e se envolverem, vocês sabiam que existia um risco em colocar isso a perder. Tente se manter controlado, especialmente se além de te rejeitar, o ex também der início a aproximação e conquista de outra pessoa. Se você já levou um fora, sofra sozinha, não ofenda a pessoa ou mesmo implore por mais uma chance.
- Tenha em mente a dificuldade que esse processo representa. Conseguir superar uma rejeição pode não ser a tarefa mais fácil, por isso não se cobre para fazer isso o mais rápido possível, apenas para facilitar a vida de seu antigo amor, que sempre fica constrangido quando vocês se encontram, especialmente agora que ele sabe que você gostaria de uma nova chance.
- Mantenha uma distância saudável. Se for preciso, corte completamente o contato com esse ex depois de levar esse fora. Você precisa curar essa ferida em seu coração, da mesma forma que precisa curar um membro quebrado, com tempo para recuperação. Com isso, você também conseguirá lidar melhor com seus sentimentos, percebendo onde errou e como criou uma determinada expetativa para essa tentativa de reatar, mas acabou ocorrendo justamente o contrário.
- Tente falar sobre outras coisas. Para superar esse fora, você também precisa virar o disco. Lembre-se especialmente que você quer falar sobre isso muito mais do que qualquer um dos seus amigos ou familiares estão interessados em ouvir. No início, é difícil não ficar obcecado, sem conseguir se controlar e parar de falar sobre isso. Mas conforme o tempo for passando, você vai se conscientizando que essa postura não ajuda em nada. Dê a você mesma as duas ou três primeiras semanas para falar sobre o assunto. Depois disso, realize conversas esporádicas com um amigo ou mesmo familiar, para não deixar todo mundo que você conhece cansado da ladainha.
- Garanta uns minutos para sofrer a perda. De acordo com a indicação de especialistas, é ideal que você se reserve diariamente cerca de trinta minutos para sofrer por sua perda. Não é porque levou um fora que você vai desistir da vida, precisa seguir com seus objetivos, manter seu emprego, dar continuidade na família. Se você não focar no restante das coisas importantes que tem para fazer, acabará cometendo as mesmas falhas.
- Desse momento em diante, não se apegue em lembranças destrutivas. Quando sentir-se tentado a lembrar do relacionamento que não deu certo, substitua essa lembrança por algo bom que viveu com seu amigo como um amigo.
Lembre-se de um momento em que riram juntos ou de quando ele foi à festa de aniversário de sua mãe ou quando contou a ele um segredo sobre uma paixão secreta. Tenha somente pensamentos construtivos sobre a amizade – não reviva o romance. O importante é seguir com sua vida e não se apegar apenas ao fim do relacionamento.
Mas antes de dar um basta, faça o teste da reconquista e descubra quais são suas chances reais com seu amor.