Oi, tudo bem?
Você sabe quais são as 3 desculpas mais comuns para terminar a relação e o que elas realmente significam? É bem provável que você já tenha ouvido umas delas e o relacionamento tenha terminado com aquela sensação de que ele ainda amava você…
Bem, existe aquele ditado que diz que para um bom entendedor, meia palavra basta. Porém, nem sempre esse ditado é verdadeiro, pois nem todo mundo entende o que algumas desculpas podem realmente significar. Vamos testar suas habilidades em entender o que está nas entrelinhas dos exemplos a seguir:
Desculpa 1: “não é você, sou eu…”
O que essa desculpa que tantos caras usam significa é exatamente o contrário: o problema é você!
Mas por que essa desculpa é usada? O gato usou essa desculpa para tentar sair bonito na foto, entende? Para evitar que você fique tentando consertar o que para ele não tem mais jeito… Em resumo, quando alguém fala isso é por que não quer te magoar, mas não gosta mais de você como antes.
Cenário: usada quando uma das partes se dá conta que já não vale a pena investir mais o seu tempo na relação e na pessoa.
Sinônimos: o significado seria o mesmo se fosse dito algo do tipo “eu não gosto mais de você, já faz algum tempo e preciso que você me deixe em paz”. Ou seja, a pessoa que usa essa desculpa está tão a fim de terminar e nunca mais ver o outro que não quer trazer assuntos à tona, discutir a relação, apenas quer dar adeus.
Desculpa 2 – “Você é bom demais para mim.”
O que significa: “eu ando traindo você e não tenho mais energia para continuar com isso, escondendo de você os meus erros”.
Por que é usada? É uma tentativa de aliviar a própria consciência, que está culpada pela traição, mas que ao mesmo tempo tem medo de admitir ou trazer esse assunto à tona. É melhor deixaras coisas como estão.
Cenário: bastante comum quando um dos dois trapaceou e prefere romper antes de ser pego.
Sinônimos: “eu não me sinto digno o suficiente para você” ou “Eu não estou conseguindo superar as suas expectativas quanto ao nosso namoro”.
Desculpa 3 – “Eu não posso continuar machucando você…”
O que significa: “eu sei que sou um idiota, não estou conseguindo mudar”.
Por que é usada? Para colocar a culpa em si mesmo e deixar o outro livrar-se sem mais mágoas, geralmente para sair como o bonzinho da história.
Cenário: usado quando a pessoa fez algo errado, mas não está totalmente arrependido e até faria de novo se você engolisse a desculpa.
Sinônimo: algumas vezes essa desculpa é dita dessa forma: “eu odeio ver você sofrer”. Não caia nessa!
QUER CONHECER MAIS MOTIVOS QUE ELE USA PARA CAIR FORA?
Pois é, existem muitas meias-verdades nos relacionamentos que geralmente escondem atitudes nada nobres. Se você quer tirar a prova e saber se ainda há chance de recuperar o relacionamento perdido, trazendo seu amor de volta, não deixe de conferir o próximo e-mail.
Abraços e até a próxima!